Os minicursos acontecerão nos dias 24 e 25 de novembro.
MANHÃ
> Análise crítica sobre a Guerrilha do Araguaia - Prof. Raimundo Nonato (UEMA)
> O Massacre do Araguaia - Prof. Luiz Maia (UEMA)
> Técnicas de entrevista, perfil e vivência: contribuições
interdisciplinares para história - Prof. Msc. Alexandre Maciel (UFMA)
NOITE
> Os anos de chumbo e as esquerdas revolucionárias: um balanço historiográfico - Prof. Cida Coelho (UEMA/IFMA)
> O memorial ôntico da II Guerra Mundial a partir da negação da humanidade: a filosofia da vida como proposta contrafática à lógica nazi-fascista - Prof. Msc Henrique Assai (UEMA/UFMA)
> Cinema e História: Macunaíma uma Estética da Resistência - Prof. Nice Rejane (UEMA)
A seguir um resumo de alguns minicursos:
Técnicas de entrevistas, perfil e vivências: contribuições interdisciplinares para história
Ministrante: Professor mestre Alexandre Zarate Maciel - UFMA.
Dias 24 e 25 de novembro (quarta e quinta), das 8h às 12h.
A proposta do minicurso é estabelecer um debate interdisciplinar entre o jornalismo e o campo da História Oral, discutindo técnicas de entrevista aprofundada (em geral utilizadas por autores de livros-reportagem e documentaristas), perfis (histórias de vida) e vivências jornalísticas (observação de ambiente, descrição e narrativas da vida real). Durante as 8 horas, divididas em duas manhãs, serão exibidos trechos de documentários, como “Peões” e “Vlado”, para compreensão das técnicas de entrevistas aplicadas e suas formas de reprodução na região Tocantina. Exemplos de perfis e vivências também serão apresentados na forma de textos de revistas especializadas em História, bem como de livros-reportagem.
Os anos de chumbo e as esquerdas revolucionárias: um balanço historiográfico
Ministrante: Professora Cida Coelho (UEMA/IFMA)
Dias 24 e 25 de novembro (quarta e quinta), das 19h às 22h.
Através de um balanço historiográfico sobre as esquerdas revolucionárias durante os denominados "anos de chumbo", serão destacados os seguintes aspectos: a sua composição social, as ideologias e movimentos que as influenciaram, suas propostas, suas formas de atuação, suas principais lideranças, pretende-se não só resgatar a luta de tais atores sociais, como também entender os motivos de sua derrota e avaliar o legado deixado por esses grupos.
O memorial ôntico da II Guerra Mundial a partir da negação da humanidade: a filosofia da vida como proposta contrafática à lógica nazi-fascista
Ministrante: Professor mestre Henrique Assai (UEMA/UFMA)
Dias 24 e 25 de novembro (quarta e quinta), das 19h às 22h.
No primeiro momento do minicurso será levado em consideração o entendimento do tema em questão, e a procedimentalização. Depois, serão tematizadas as categorias filosóficas-políticas da Teoria Crítica (TC), tendo como Leitmotiv (fio condutor(es))Habermas e Hannah Arendt como eixos de pesquisa, e, ademais, a metafísica de caráter ético levinasiana. Esses três autores deverão auxiliar nesse percurso teórico, construído em pressupostos histórico-filosóficos, em superar a lógica negativa da humanidade do nazi-fascismo.
Obs.:
Alguns textos serão utilizados, entre eles o de Hannah Arendt: “Origens do Totalitarismo”, que de acordo com o prof. Henrique, é fundamental para entendimento do minicurso.
Serão entregues cópias desse texto durante o minicurso. Os que se interessarem em fazer uma leitura com antecedência, favor solicitar no e-mail: porlutaseconquistas@hotmail.com.
Cinema e História: Macunaíma uma estética da resistência
Ministrante: Professora Nice Rejane (UEMA)
Dias 24 e 25 de novembro (quarta e quinta), das 19h às 22h.
Num primeiro momento pensar o cinema como uma fonte inesgotável para o trabalho historiográfico, o que nos permitirá refletir acerca de algumas relações possíveis entre cinema e História, dialogando com Marc Ferro e José D’assunção Barros. O recorte proposto será o período histórico da Ditadura Militar Brasileira, em que se fará leitura do filme “Macunaíma”, de 1969, adaptação do livro homônimo de Mario de Andrade que tem como diretor Joaquim Pedro de Andrade, como fonte histórica.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Agradecemos a visita. Volte sempre!